Cokids: uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem
Giovana Giardini Borges; Rogéria Cristiane Gratão de Souza
Resumo
Dado os desafios decorrentes do isolamento social vivenciado durante a pandemia da
COVID-19, os softwares ganharam ainda mais evidência na área educacional como apoio
ao processo de ensino-aprendizagem remoto. Assim, é necessário garantir a qualidade
desses softwares segundo critérios descritos na literatura. Diante disso, foram analisadas
as carências qualitativas de alguns softwares educativos disponíveis no mercado para
apresentar uma ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. A ferramenta
pode ser utilizada para ensino de diferentes tópicos da grade curricular da educação
infantil e ensino fundamental, trazendo autonomia aos professores e alunos para utilizála conforme for necessário. Os resultados obtidos com o processo de avaliação empírico,
aplicado à ferramenta desenvolvida, mostram que software educativo, contemplando
feedback e gerenciamento de erros, auxilia alunos na organização dos estudos e
professores na identificação de tópicos que demandam explicações adicionais.