A inclusão do aluno autista na educação infantil

Ana Cláudia Gomes Viginotti; Grazielle Simões Rodrigues Gonçalves; Isabelle Caroline Bonun do Prado; Kátia Cristina Scharlack Moreira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar a questão da inclusão da criança com autismo
na Educação Infantil, considerando as dificuldades enfrentadas no convívio social e na
rede de ensino regular, além das adaptações que precisam ser trabalhadas dentro da sala
de aula regular, tendo como fonte de apoio a Educação Especial e seus profissionais.
Assim, observamos que o aluno com autismo necessita de adaptações em sala de aula, ou
em alguns casos, até o acompanhamento de um auxiliar que possa orientá-lo em suas
atividades diárias, caso necessite. As reflexões tidas aqui tendem a direcionar o trabalho
pedagógico de qualidade que pode ser oferecido ao aluno, já na Educação Infantil, que
apresenta O Transtorno do Espectro Autista, voltando para ações importantes a serem
engajadas ao trabalho do professor, proporcionando uma compreensão maior em torno do
que pode e deve ser feito para ele. Por meio do levantamento bibliográfico foi possível
elencar diversos autores que abordam o assunto de maneira clara e concisa. Sendo assim,
as considerações aqui norteadas se fazem através das sessões que se desenvolveram
conforme o desenrolar do artigo.

Downloads

Publicado

2023-08-07