A importância do lúdico nas práticas de letramento e alfabetização na educação infantil
Crislaine Aparecida Sanches Hellmeister; Daniella Nunes Rollo Neodini; Maria Gabriela Curtolo; Paula Renata Rossi; Simone Cristina Storolli
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar e demonstrar a
importância das atividades lúdicas na formação da criança na educação infantil, visando
sempre estabelecer relações entre a criança e o lúdico em sua forma geral, como fatores
essenciais na construção do conhecimento. O lúdico é encarado como um recurso
pedagógico fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois vivemos hoje em sala
de aula uma realidade em que algumas crianças que já saíram das classes de alfabetização,
ainda não dominam as práticas de leitura e escrita.Com base nessa problemática, o
presente estudo tem o intuito de investigar como a Alfabetização pode ser iniciada já na
Educação Infantil. Notamos que uma das maiores dificuldades presentes no processo de
alfabetização está na falta de vontade ou de interesse do aluno em compreender o sistema
da escrita. Sendo assim, na Educação Infantil, contamos com o fator favorável do lúdico
nas aulas, já que este traz consigo uma gama de elementos que fazem com que a criança
se identifique com o que está sendo trabalhado, trazendo um universo que lhe é familiar
dentro da sala de aula. Emília Ferreiro e Ana Teberosky, quando pesquisaram sobre o
processo de alfabetização e publicaram “A psicogênese da língua escrita”, e neste trabalho
nos relatar sobre a importância de o professor conhecer de perto como ocorre o processo
de alfabetização do aluno. Este conhecimento permite que suas práticas sejam
desafiadoras e prazerosas para os aprendizes, e através desta resultando na facilidade da
aprendizagem.