A utilização do desenho animado “ada batista, cientista” (episódio 3, temporada 3 – mil ideias) como estratégia para o ensino de ciências
Giselle Soares da Silva Baeta; Graziele Rosa dos Santos; Karina Gracielle de Jesus Silva; Livia Costa Soares; Luci Léia da Fonseca Creparde; Virgínia de Cássia Godoi; Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Resumo
O presente “Guia para Educadores” tem o objetivo de fornecer e inspirar planos de aulas,
baseados no uso de recursos audiovisuais para o ensino de Ciências. Nesta perspectiva,
visamos contemplar docentes que atuam na Educação Infantil, especialmente com
crianças de quatro e cinco anos, a partir da análise do desenho animado “Ada Batista,
cientista”, destacando sua contribuição para a aprendizagem de conteúdos de Ciências em
sala de aula. Para tanto, escolhemos o episódio três da temporada de mesmo número: “Mil
ideias”, cuja temática relaciona-se aos fenômenos da natureza no espaço escolar,
sugerindo atividades que aguçam a curiosidade, contribuindo, assim, para um processo
natural e lúdico de alfabetização científica.