Propostas Educativas em Sustentabilidade no contexto do Ensino Médio e Itinerários Formativos
Thais Danielle Schiavão e Souza
Resumo
As propostas curriculares para os componentes Estudos Avançados em Ciências
Biológicas, Agrárias e da Saúde (EACBAS) e Laboratório de Processos Criativos (LPC),
da 2ª série do Ensino Médio Itinerário Formativo em Ciências Biológicas, Agrárias e da
Saúde (EMIF), se complementam em seus objetos de conhecimentos. Ações educativas
em sustentabilidade foram desenvolvidas a partir da Aprendizagem Baseada em
Problemas (ABP). Os alunos deveriam participar ativamente na elaboração, execução e
avaliação das propostas: coleta seletiva na escola (orgânicos e recicláveis), e questionário
on-line, com a análise de perfil de consumo de energia e reaproveitamento de resíduos
pela comunidade escolar. As ações tiveram divulgação por mídia e presencial para os
cursos da manhã e tarde, e por mídia aos cursos da noite. Dois questionários foram
utilizados na Avaliação Diagnóstica da 2ª série EMIF Biológicas para alinhamento e
aprofundamento dos conhecimentos relacionados à sustentabilidade. No questionário I, é
possível observar, na questão 4, que 92% dos alunos assinalam que têm acesso aos
serviços de coleta de recicláveis, mas 68% dizem que a separação ocorre. No questionário
II, foram identificados 56,8%, 37,8%, 37,8% e 29,7% de respostas corretas para os
conhecimentos associados, respectivamente: serviços de saneamento básico;
decomposição de plástico biodegradável por microrganismos; desenvolvimento social
como essencial ao desenvolvimento sustentável; alterações nos hábitats causados por
barragens de hidrelétricas. Entre os 187 respondentes da comunidade escolar, 77%
responderam que moram em Assis (questão 1), 36,4% que moram com três pessoas e
24,6% moram com quatro pessoas (questão 2), 54% separam os lixos corretamente
(questão 3), 62% fazem uso consciente de energia (questão 4), R$100 ou R$150 reais é o
valor gasto mensalmente com energia por 38%, R$150 ou R$ 200 é o valor pago por
28,9% (questão 5), e 71,7% disseram que fazem uso consciente de água (questão 6).
Chuveiro elétrico e máquina de lavar roupas foram os equipamentos de alto consumo
assinalados por 92% dos participantes. As atividades foram acompanhadas por relatórios
que empregam a linguagem e a metodologia científica e considerando o pressuposto da
ciência como prática cultural, em relação dialógica com a sociedade.