A atividade docente no ensino médio no Estado do Piauí, no contexto da pandemia do Covid-19

Dirno Vilanova da Costa

Resumo

Este artigo é um relato de pesquisa que teve o objetivo evidenciar as condições objetivas
e subjetivas que medeiam a atividade de docentes que atuam no ensino médio da rede
pública do Território Serra da Capivara, no estado do Piauí, no contexto da pandemia de
Covid-19, bem como as possibilidades de formação humana por meio do ensino médio
da rede pública de ensino. A pesquisa é de natureza crítica, e do tipo teórica e empírica e
buscou responder a seguinte questão: que condições objetivas e subjetivas mediaram a
realização do Trabalho docente no contexto da pandemia do Covid-19, no Estado do
Piauí? Os resultados indicaram que as condições objetivas e subjetivas foram
insatisfatórias no âmbito do ensino, na conjuntura da pandemia e nos pós pandemia, pois
o Estado não ofertou as condições materiais necessárias para exercer o ensino no formato
remoto, que contribuiu para acentuar as desigualdades educacionais e sociais. Dessa
forma a educação escolar na sociedade capitalista tende mais a promover uma formação
alienante do que aquela impulsionadora de desenvolvimento humano. Visando à
superação da realidade do ensino médio escolar, dada a sua fragilidade na formação –,
faz-se necessário que professores e alunos vivenciem a educação formal, particularmente
no ensino médio com condições de desenvolvimento de suas capacidades humanas, ou
seja, a formação emancipatória.

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Publicado

2023-08-07