Museus de ciências e as articulações possíveis com a inclusão educacional: uma análise investigativa com foco na educação básica

Josiane Aparecida Rodrigues Fialho; Ângela Maria Morais Dantas; Reginaldo Gonçalves Leão Junior

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa cujo objetivo foi identificar quais Museus e Centros de Ciências de São Paulo oferecem recursos para que pessoas com deficiências visuais e auditivas possam visitar e participar de suas exposições. Buscou-se também analisar a visão que 50 estudantes da 3ª Série do ensino médio da Educação Básica de escolas localizadas em regiões diferentes possuem sobre as contribuições da exposição científica promovida nos espaços não-formais. Além disso, observaram-se como os estudantes participantes visualizam a importância da existência de acessibilidade em Museus e Centros de Ciência no Brasil. Os dados obtidos de cada Museu e Centro de Ciências foram recolhidos por meio das informações contidas em seus respectivos sites que estão disponíveis na internet e/ou e-mails enviados à administração destes espaços. Para a análise dos dados, foi construída uma planilha eletrônica, onde as informações relevantes foram adicionadas. A percepção dos estudantes foi coletada por meio de ferramenta online de formulários compartilháveis com opção de extração de resultados por meio de gráficos. Dos dados concluiu-se que as ações de acessibilidade nos museus de ciências, embora existam, ainda são pontuais, sendo poucos locais que apresentam recursos para atender as pessoas com necessidades visuais e auditivas. O presente trabalho também possibilitou aos estudantes (re)pensarem sobre os recursos que contemplam os deficientes visuais e auditivos e, consequentemente, permitindo refletir sobre a diversidade presente na escola e além dos seus muros.

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Publicado

2021-08-17