Impacto do covid-19 no processo ensino-aprendizagem: percepções de alunos dos cursos de licenciatura e ensino médio de um centro universitário/Impact of covid-19 on the teaching-learning process: perceptions of bachelor and high school students at a unive
Ígor Fernandes de Lima; Priscilla Rosa Queiroz Ribeiro
Resumo
A pandemia causada pelo covid-19 trouxe grandes impactos para o mundo e
principalmente para as instituições de ensino, sejam elas particulares ou públicas, de
ensino superior ou de educação básica, que compreende os níveis de educação infantil,
fundamental I e II e ensino médio. Logo, o objetivo desse estudo foi comparar a percepção
sobre a aprendizagem dos alunos no ensino presencial e no ensino remoto, este último
adotado a partir da pandemia. Foi aplicado um questionário a estudantes do ensino
superior de cursos de licenciatura (40 graduandos, com média de idade de 22,42 ± 0,747
anos) e médio (17 alunos, com média de idade de 16,29 ± 0,47 anos), utilizando o Google
Forms, respeitando as normas de isolamento e distanciamento. Observou-se que a
pandemia impactou diretamente os estudos dos alunos, em ambos os públicos do estudo:
ensino médio e ensino superior. Houve declínio na interação com os colegas, na dedicação
nas aulas, na relação professor-aluno, entre outros fatores. Notou-se também que o uso
de tecnologias para estudos aumentou consideravelmente. Através do estudo, pôde-se
concluir que a pandemia afetou notadamente o ensino-aprendizagem dos alunos tanto do
ensino superior quanto do ensino médio. Apesar do ensino remoto ter sido importante
como método que possibilitou dar continuidade no processo ensino-aprendizagem, o
mesmo não foi percebido pelos alunos como um método tão eficaz quanto o tradicional
regime presencial.