Orientação na educação física escolar: autoetnografia em uma unidade didática sobre práticas corporais de aventura/ Orienteering for Physical Education at schools: autoethnography about Adventure Activities at a teaching/learning facility
Leonardo Liziero; Luiz Rogério Romero
Resumo
As Práticas Corporais de Aventura (PCA) compõem a cultura corporal de movimento e
devem ser tematizadas na educação física escolar conforme os documentos oficiais,
entretanto ainda são poucos os estudos originais que descrevem e analisam a sua
implementação. O presente artigo2
visa realizar uma autoetnografia para o aprimoramento
da prática pedagógica de uma unidade didática de PCA desenvolvida com turmas de 5º
ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em tempo integral de Campo
Grande/MS, com foco específico em uma aula de Orientação. A autoetnografia seguiu os
passos de descrever, informar, confrontar e reconstruir, possibilitando reflexão sobre a
prática, contato com literatura específica e aprimoramento do planejamento de ensino. As
PCA em geral, e a Orientação em específico, apresentam-se como elementos da cultura
corporal de movimento pertinentes de ser desenvolvidas em todas as etapas da educação
básica sendo necessário ressignificar práticas, materiais e espaços. Ainda, a análise de
prática por meio da autoetnografia é uma ferramenta importante para o processo de
formação profissional e aprimoramento do fazer docente.