Estratégias dinâmicas de ensino: a vantagem que impulsiona o processo educacional/Dynamic teaching strategies: the advantage that drives the educational process

Elaine Colpani

Resumo

Executado a partir de minuciosa análise de literatura, este artigo disserta sobre as
abordagens ativas de aprendizagem como sendo o aspecto distintivo que favorece a
educação. Com esse intento, seu teor apresenta: principais elementos que englobam as
abordagens de ensino; definição e atributos das metodologias dinâmicas de aprendizagem
e práticas de abordagens ativas. Constatou-se que a aplicação de abordagens apropriadas
em sala de aula propicia o aproveitamento e desenvolvimento do processo educacional e,
por conseguinte, o educador deve compreender as técnicas mais usuais, além de ter uma
compreensão clara da diversidade de técnicas possíveis de aplicação. Observou-se que a
adoção de abordagens ativas no processo de ensino e aprendizagem apresenta-se como
uma alternativa significativa para instigar o interesse e a motivação dos estudantes
contemporâneos. Concluiu-se que as abordagens ativas emergiram para que o paradigma
tradicional de ensino seja reconsiderado com o intuito de inovar a dinâmica da relação
entre docente e aluno. São, portanto, novas maneiras de retratar o processo de ensinoaprendizagem, considerando o aprendiz como o principal protagonista na construção do
conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-08-08