Um Mapeamento acerca da Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino e Aprendizagem em Pesquisas Desenvolvidas no Ensino Médio
Ricardo Gonçalves; Norma Suely Gomes Allevato
Resumo
O presente artigo refere-se a um mapeamento de pesquisas desenvolvidas acerca da metodologia de ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas. O objetivo é fornecer informações sobre o atual panorama dessa metodologia de ensino na educação básica, priorizando pesquisas desenvolvidas no Ensino Médio. Para isso, fizemos um levantamento no banco de teses e dissertações considerando o período de 2005 até 2019 na tentativa de verificar e analisar as pesquisas que abordam como temática principal a metodologia de Resolução de Problemas. Para analisá-las utilizamos a análise de conteúdo, e estabelecemos focos temáticos por categorias das pesquisas. Percebemos uma diversidade de conteúdos matemáticos que foram trabalhados sob a ótica da Resolução de Problema, mas destaca-se o ensino de funções. Também há indicadores que essa metodologia de ensino potencializa a aprendizagem e favorece um ambiente investigativo e colaborativo nas aulas de matemática.