Formação de professores no contexto das diretrizes curriculares nacionais: da LDB à BNC formação/Teacher training in the context of national curriculum: from LDB to BNC traini
Dirno Vilanova da Costa
Resumo
Este artigo objetiva, discutir de forma crítica reflexiva as implantação das Diretrizes
Nacionais da formação de professores no Brasil, evidenciando as alterações promovidas
desde a implantação da atual Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) à
BNC formação orientada pela Lei 13. 415/2017, que reformulou a educação básica. Este
artigo busca responder a seguinte questão: Como as diretrizes Curriculares Nacionais para
a formação de professores no Brasil tem contribuído para a formação critica
emancipatória de docente da educação básica no Brasil? Este artigo do tipo de revisão de
literária de abordagem qualitativa e de natureza critica. A metodologia utilizada foi a
análise documental e o diálogo com autores que estudam a temática. Os resultados
evidenciaram que as legislações que orientam a formação inicial e continuada de
professores atendem aos interesses neoliberais que remonta a lógica neotecnicista com
base na formação de competências para o mercado de trabalho, distante da formação que
possibilite a emancipação humana.