O desenho da criança em seu desenvolvimento cognitivo/Children’s drawing in their cognitive development
Aline Fernanda Rossi Roberto; Érica Cristina Serati; Jéssica Carolina Serati
Resumo
Este artigo tem o objetivo de mostrar como fazer um desenho tem o poder de desenvolver
aspectos cognitivo, emocional, social e motor de uma criança e como esta simples
atividade de desenhar tem o papel de ajudar de inúmeras maneiras na aprendizagem de
um aluno, seja na socialização, na relação professor-aluno ou até em seu
autoconhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de apresentar as
principais funções e um breve do histórico do desenho e seus benefícios dentro da
educação infantil, reforçando assim a importância do ensino de Artes no currículo escolar.
Além disso, tudo o que ensinamos através do lúdico é mais significativo. Então, porque
não usar o desenho como ferramenta de ensino também, já que podemos desenvolver
diversas habilidades com esta atividade? As crianças têm grande interesse quando se trata
de papel, tinta, lápis ou giz de cera, e professores percebem muitos aspectos da criança
através do desenho, como por exemplo os seus pensamentos, como vê o mundo, sua
maturidade, seu equilíbrio, o seu desenvolvimento motor e muito mais. Por isso, a
intenção dessa pesquisa é salientar aos educadores que o desenho faz parte da aula e que
promove o crescimento intelectual das crianças, sendo ainda significativo e simples.