Afetividade e alfabetização artística: contribuições possíveis no ensino de arte/Affectivity and artistic literacy: possible contributions in visual arts teaching
Ana Claudia Gomes Viginotti; Grazielle Simões Rodrigues Gonçalves; Isabelle Caroline Bonun do Prado; Kátia Cristina Scharlack Moreira
Resumo
O estudo em questão lança o convite para refletir a respeito da alfabetização e afetividade
no âmbito da Educação Infantil, bem como a prática pedagógica no campo do ensino das
artes visuais, procurando contribuir para a formação de novas reflexões. Constata-se que
o vínculo afetivo promove o comprometimento com as situações que se apresentam. Da
mesma maneira ocorre em sala de aula quando a afetividade está presente, com a qual o
aluno tem acesso ao mundo simbólico e, assim, conquista avanços significativos no
domínio cognitivo. Nessa conjuntura, a pesquisa se propôs a olhar para o relacionamento
que é tecido com o professor e a importância que as Artes Visuais têm para o ensinoaprendizagem, considerando que toda aprendizagem está invadida de afetividade, já que
se estabelece por meio das interações sociais, num processo recíproco. Desse modo, o
estudo teve como objetivo central refletir sobre as implicações que a afetividade possui
no ensino de artes visuais e as suas contribuições na alfabetização. Para o aprofundamento
sobre as discussões relacionadas ao tema, recorreu-se a revisão de literatura, entrelaçando
um diálogo com respectivos teóricos que abordam o assunto. De modo geral, é possível
concluir que as Artes Visuais não contemplam meramente um momento no qual os alunos
poderão se distrair, de cunho mecânico, silenciando e anulando o aluno; notadamente as
ações do docente deverão estar implicadas em se colocarem como parceiros dos seus
alunos para que se materialize de forma crítica, criativa e ativa de novos saberes.