Modelos de intervenção em comunicação e linguagem no transtorno do espectro do autismo baseados na análise do comportamento aplicada/Models of communication and language intervention in autism spectrum disorder based on applied behavior analysis
Ana Carolina Fonseca Bastos; Ana Cristina Teixeira Assis
Resumo
O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico dos últimos
6 anos sobre o panorama atual da intervenção em comunicação e linguagem no
Transtorno do Espectro do Autismo utilizando os princípios da Análise do
Comportamento Aplicada. Para o levantamento dos artigos na literatura, a pesquisa
bibliográfica realizou-se por uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual
em Saúde, MEDLINE via PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e EMBASE nos
períodos de 2018 a 2023. Os critérios de seleção foram os seguintes: estudos que
respondiam à pergunta norteadora e aos descritores estabelecidos, estudos publicados nos
últimos 6 anos (de 2018 à 2023), grupo etário participante - lactente à criança (até 12 anos
de idade), estudos de metanálise e revisão sistemática e sem restrições em relação aos
idiomas. Foram excluídos artigos sem os textos completos disponíveis e sem resumo em
inglês, português ou espanhol. A busca realizada por meio de descritores revelou 2869
artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Destes estudos encontrados, 1577 estavam
duplicados, o que resultou em 283 estudos de metanálise e revisão sistemática. Após essa
etapa, 90 artigos foram selecionados para a leitura na íntegra. Após a leitura na íntegra, 15
estudos foram selecionados dentro dos critérios estabelecidos e foram eleitos para essa
revisão. Para a análise dos artigos selecionados, as informações sobre os estudos foram
organizadas em um protocolo, considerando os seguintes aspectos: título, autor/autores,
ano, país, tipo de estudo, objetivos, amostra, modelo citado/utilizado e resultados. Foram
verificados estudos com os seguintes modelos: Intervenções Analíticas do
Comportamento, Treinamento funcional de comunicação implementado pelos
pais, Intervenção Comportamental Intensiva Precoce, Treinamento de comunicação
funcional, Teoria dos Quadros Relacionais (RFT), Pivotal Response Treatment
(PRT), Intervenções baseadas em ABA (ABA, ESDM, PECS e DTT), Intervenção
baseada na análise comportamental aplicada (ABA), Intervenções precoces intensivas
baseadas em análise comportamental, Dispositivos geradores de fala, Intervenções
Comportamentais de Desenvolvimento Naturalistas (NBDIs), Modelo
JASPER, Modelos iniciais de tratamento abrangente, Intervenções comportamentais
intensivas baseadas na análise comportamental e Intervenções implementadas pelos
pais.