O conhecimento de mundo através da leitura e escrita na educação infantil/Knowledge of the world through reading and writing in early early education
Sandra Valéria Vichin Curiel; Sérgio Prado
Resumo
Este trabalho é baseado no desafio dos professores alfabetizadores, ensinar as crianças a
ler, escrever e a se expressar de maneira competente na língua portuguesa, pretende-se
discutir sobre melhores formas de alfabetizar alunos através dos contos de fadas.
Acreditando que, no processo de alfabetização existem mudanças importantes a serem
realizadas como a revisão de propostas pedagógicas, novas metodologias para ensinar, a
formação continuada dos professores, busca de novos referenciais e produção de leitura
pertinente, ideias sobre o processo de alfabetização aliado à exploração da literatura
infantil, com a finalidade de encontrar soluções para sanar as dificuldades dos professores
e auxiliar na prática pedagógica facilitando o processo de ensino – aprendizado dos
alunos. Esse trabalho teve como objetivo mostrar que a literatura infantil desperta nas
crianças o hábito da leitura, aprender a ouvir e a contar histórias de textos diversos, com
meios atrativos, através de fantoches e ações, como a dramatização, despertando assim,
o prazer dos alunos pela leitura.