Ensino de ciências na educação infantil: perspectiva teórica e legal

Nájela Tavares Ujiie; Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo

Existe ensino de ciências na educação infantil? Esta questão acompanhou o processo de doutoramento até a defesa a cada vez que apresentava o projeto, a intencionalidade de pesquisa e a tese, assim tornou-se uma questão cara que foi explorada no estudo e agora transponho a este artigo tendo em vista disseminá-la. No que tange o aspecto metodológico este estudo é teórico-bibliográfico e reflexivo, compila a perspectiva teórica e legal do ensino de ciências na educação infantil. Assim, evidencia a existência do ensino de ciências na primeira etapa da educação básica com discussões contundentes como as realizadas por Rosa (2001), Fialho (2007), Arce, Silva e Varotto (2011), Duarte (2016), Lima e Santos (2018), Fioretti e Guimarães (2019) e Ujiie (2020), e que se faz presente nos aportes legais, diretrizes, referenciais e base, intrínseco ao eixo natureza e sociedade, as interações e brincadeiras que incentivem a curiosidade, a exploração, o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, a biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra, bem como ao campo de experiência espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

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Publicado

2021-08-05