A aprendizagem da Libras na formação inicial de professores/Libras learning in initial teacher training
Raquel Aparecida Lopes; Catharine Prata Seixas; Sylvia Lia Grespan Neves
Resumo
Este estudo tem como objetivo examinar evidências da aprendizagem da Língua
Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes do curso de Pedagogia, além de refletir sobre
a inclusão da disciplina de Libras no ensino superior e sua relevância na formação inicial
de professores. Foi adotada uma abordagem qualitativa, investigando-se 10 estudantes de
uma instituição privada de ensino superior no Estado de São Paulo. Os dados foram
coletados por meio de um instrumento no qual o pesquisador apresenta 2 frases em Libras,
que os estudantes devem identificar e registrar. A análise dos dados revelou um baixo
domínio dos estudantes na compreensão de estruturas frasais em Libras, indicando
despreparo para atuar na educação de pessoas surdas e a necessidade de reavaliar a
organização da disciplina de Libras nos currículos do ensino superior