Impactos das tecnologias digitais no ambiente escolar/Impacts of digital technologies in the school environment
Patrícia Marques Gomes Anaia; Andréa Calderan
Resumo
Nos últimos anos percebeu-se que a tecnologia faz parte da educação no Brasil,
principalmente durante a pandemia de COVID-19, trazendo grandes impactos na vida
acadêmica e social do aluno. Essa integração gerou notáveis transformações no cenário
acadêmico e na esfera social dos estudantes. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi realizar
um mapeamento sobre os impactos da tecnologia no âmbito escolar, que refletem na
educação e, sobretudo, na formação dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
realizada a partir de revisões bibliográficas, que buscou trabalhos entre 2019 e 2023 no
banco de dados da Scielo que discutem a temática. A partir de métodos e filtros
específicos de mapeamento, chegou-se a 9 artigos, os quais foram lidos na íntegra,
fichados, analisados e grafados seus pontos de relevância. Para análise dos dados,
procurou-se mapear seus benefícios e malefícios diante ao uso desta metodologia.
Analisando esses dados, ficou em evidência mais pontos negativos do que positivos, pois,
com a ausência da TDIC no ambiente escolar, a educação perde potencialidades
oferecidas por elas, ao mesmo tempo que o uso excessivo tira a autoridade do professor,
bem como gera impactos negativos na formação dos estudantes.