A importância de identificar a cultura corporal dos alunos na educação física escolar inclusiva/The importance of identifying students’ body culture in inclusive school physical education
Carlos Henrique Megiato; Celso Joia Pinheiro
Resumo
É de conhecimento geral que a cultura corporal na escola é um tema amplo e rico, que
engloba diversas práticas, valores e significados relacionados ao corpo e ao movimento
no ambiente escolar. E que a Educação Física é a disciplina tradicionalmente focada na
cultura corporal, mas pode e deve ser integrada a outras disciplinas. A Cultura Corporal
do Movimento é a junção dos conhecimentos e representações, transformadas ao longo
do tempo, das práticas corporais que adotam um caráter tanto utilitário quanto lúdico e
devem incluir também portadores de necessidades especiais. A cultura está relacionada
diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores
essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na
formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua
capacidade de relacionar-se com o próximo. Este trabalho tem por objetivo analisar a
importância da avaliação da cultura corporal do movimento dos alunos na educação física
escolar como ferramenta de planejamento significativo e inclusivo das aulas e propostas
pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual buscou-se em material
didático, mas especificamente, em livros e em trabalhos acadêmicos e científicos.