As contribuições dos jogos educativos para a prática psicopedagógica no ensino infantil/The contributions of educational games to pratice psychopedagogy in childhood education
Quedima Carlevaro de Souza
Resumo
A Psicopedagogia é considerada um campo do saber, onde se constrói a partir de dois
saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. A psicopedagogia está diretamente ligada
à psicologia educacional, da qual uma parte aplicada à prática. Diferencia-se da psicologia
escolar, sob três aspectos: quanto à origem; quanto à formação e quanto à atuação. É
através do par educativo que as crianças podem desenvolver algumas capacidades
importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, ou seja,
amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da
utilização e experimentação de regras e papéis sociais. O ato de jogar precisa ser
obrigatório nas atividades intelectuais da criança na idade pré-escolar, sendo por isso
indispensável à prática educativa. Este artigo objetiva-se a demostrar que o par educativo
tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica, e ainda contribuir para
o desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições
adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. O papel do
jogo educativo é bastante forte, mas nem tudo é marcado pela função psicopedagógica.
As crianças precisam de momentos da brincadeira para a brincadeira, pois a ela vem para
abrir novos espaços na educação, com vista ao crescimento de todos, professores e alunos.