Expressão artística e afetividade: educação infantil/Artistic expression and affection: early childhood education
Nayara Richelli da Silva Vargas; Maria Gabriela Curtolo; Daniella Nunes Rollo Neodini
Resumo
A presente pesquisa trata das artes visuais enquanto elo entre a afetividade e suas
implicações em relação ao ensinar e ao aprender. A afetividade tem como base as
primeiras manifestações da existência humana, dado que as relações estabelecidas com
os pares garantem os cuidados que o sujeito necessita, determinando sua sobrevivência.
Assim sendo, o vínculo afetivo promove o comprometimento com as situações que se
apresentarem. Da mesma maneira ocorre em sala de aula quando artes visuais estão
presentes, com a qual o aluno tem acesso ao mundo simbólico e, assim, conquista avanços
significativos no domínio cognitivo, motor e emocional. O que se deve levar em
consideração é que o ensino da arte possui como fio condutor a humanização, a qual
deverá caminhar para a transformação, e para isto, é preciso estabelecer vínculo afetivo.
Toda aprendizagem está invadida de afetividade, já que se estabelece por meio das
interações sociais, num processo recíproco. Refletindo, estritamente, na aprendizagem
escolar, a trama que é tecida entre educandos, docentes, conteúdo das disciplinas, livros,
escrita etc. não advém meramente no campo cognitivo, pois há uma base afetiva
transpondo essas relações. Desse modo, o estudo teve como objetivo central identificar o
papel da expressão artística na afetividade para a formação da criança. Para a
compreensão do tema, realizou-se uma revisão de literatura sobre o tema proposto. Com
o estudo, pôde-se perceber que as experiências relacionadas ao ensino da arte permitem
que o aluno expresse seus sentimentos e, por conseguinte, a afetividade é facilitadora da
aprendizagem.