Abordagem social do ensino religioso como ressignificação de valores e atitudes em tempos modernos

Joana d'Arc Araújo Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o impacto pedagógico e social do ensino religioso na sociedade atual, bem como constatar que essa composição curricular tende a se apresentar como uma ponte para orientar os indivíduos para a cidadania, funcionando, sobretudo, como instrumento de ressignificação de valores e atitudes nos tempos atuais. Entendimento que se justifica porque nas últimas décadas as escolas laicas passaram a adquirir mais espaço no cenário educacional brasileiro. Constituiu objetivo do presente trabalho demonstrar a possível contribuição deste tipo de educação para o estabelecimento de uma sociedade mais inclusiva, configurada na renovação da consciência dos indivíduos a respeito da diversidade religiosa. Por fim, ressaltou-se que o educador que ministra o componente curricular de ensino religioso é o promotor básico, suas ações educativas podem eliminar sobremaneira todos os entraves do ensino confessional, haja vista que somente quando a escola tem capacidade para ensinar pode eliminar o preconceito religioso, melhorando a humanidade e a cidadania dos educandos.

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Publicado

2021-08-05