Análise de produções científicas sobre leitura e ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental

Rosinéia Wroenski Dall Agnol; Eliane Aparecida Galvão dos Santos

Resumo

No presente artigo, tem-se como objetivo fazer um levantamento sobre produções que delineiam o tema Leitura e Ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de realizar um mapeamento e discussão sobre essa temática em produções acadêmicas e sua respectiva relevância em âmbito científico. Esse levantamento foi realizado no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período entre 2013 e 2019. Com esse intuito, esta pesquisa possui, como suporte metodológico, a abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento, com base em um estudo descritivo-analítico, em que os descritores, utilizados para o levantamento, são Hábito de leitura, Leitura e Ludicidade e Projetos de Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que a pesquisa sobre o Estado do Conhecimento certificou novos saberes a partir de produções cientificas, enriqueceu a produção de conhecimento e reforçou o quão é imprescindível a leitura para construir saber. Em síntese, entende-se que esta pesquisa contribuiu para a valorização de obras relacionadas ao tema, para o aprofundamento da leitura, para a qualificação do estudo e para um melhor direcionamento de pesquisas científicas na atualidade.

Downloads

Publicado

2021-08-05