Práticas pedagógicas no ensino superior: percepções de uma professora bacharel
Adna Gorette Ferreira Andrade; Jacqueline Silva da Silva
Resumo
O presente artigo trata sobre práticas pedagógicas no ensino superior onde são apresentadas percepções a partir das experiências vividas na construção de uma dissertação cujo tema é “Práticas Pedagógicas e Ações Reflexivas: um estudo de caso de um bacharel em fisioterapia”, com o objetivo de investigar como as ações reflexivas se apresentam nas práticas pedagógicas da professora participante. Desse modo, buscou-se estreitar as relações com esses professores para perceber suas práticas e aprender com eles. A concepção de bom professor influencia sua composição pedagógica; a situação cultural em que está inserido desperta reações importantes na formação discente, contribuindo para a composição de seus saberes profissionais. Dar valor ao cotidiano pedagógico e dialogar sobre a importância das práticas de ensino na formação docente são atitudes que podem proporcionar aos professores o desejo de refletir sobre os seus percursos profissionais. O professor deve participar da construção e do desenvolvimento de uma ação educativa consciente, que promova nos alunos uma consciência cidadã por meio de atividades desafiadoras, criativas e significativas, possibilitando que se tornem sujeitos participantes, autônomos e críticos em relação ao contexto em que estão inseridos.