Menina Bonita do Laço de Fita: a representatividade negra na construção do respeito e autoestima
Rafaela Rebessi Zillo; Adriana Gomes Leite; Bruna Cristina De Souza Santos; Gabriela Simone Do Nascimento; Marilza Luci Pessoa Moro; Tamara Faldoni; Fabiola Rebessi Zillo
Resumo
O enfrentamento ao racismo e ao bullying dentro do contexto estudantil vem de encontro às práticas pedagógicas atuais, pois no ambiente escolar existem diversidades culturais, étnicas e sociais, logo as práticas devem conservar e garantir o respeito e a dignidade entre elas. O objetivo deste trabalho foi utilizar o livro Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, como instrumento para ampliar o conhecimento sobre a cultura negra, desenvolvendo uma postura crítica e autônoma frente à realidade e as vivências de cada aluno. Para tanto, a metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico qualitativo, com o recurso a autores que abordam temáticas como a diversidade étnica racial, a representatividade do negro, o bullying, entre outros. E, também, a elaboração de um plano de aula na área de Linguagens, com recursos de teatralização para a prática. Como resultado foi estruturado um plano de aula completo, com tema, área de conhecimento, público alvo, sequência didática, objetivos, recursos didáticos e de avaliação da aprendizagem, todos pautados nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e nas questões étnico sociais de interesse. Concluiu-se que a temática do bullying e do racismo devem ser práticas periódicas nas escolas, uma vez que a interação socioafetiva das crianças é construída principalmente no ambiente escolar e que para tanto se faz necessário utilizar planos de aula adequados e voltados para as questões étnicas sociais. Considera-se importante também, a elaboração de novos estudos e de novos planos de aula que versem sobre as mais distintas formas de exclusão e preconceito.