Processo de Prototipação do Tuquite: uma ferramenta que agrupa técnicas de design para auxiliar a relação ensino-aprendizagem

Hugo Almeida; Aldrêycka Félix de Albuquerque; Fabiano Palácio; Felipe Setti; José Flank Beckemball

Resumo

O projeto foi planejado propor uma ferramenta que facilite o acesso dos docentes a métodos, técnicas e ferramentas que fomentem a colaboração, a participação e a criatividade no ambiente de sala de aula. O trabalho objetivou investigar a utilização de processos (metodologias) de design nas salas de aula do ensino fundamental II, em várias áreas do conhecimento; investigar a percepção dos docentes sobre tecnologias, criatividade e colaboração em sala de aula; identificar um conjunto de ferramentas e técnicas que possam auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem; propor o uso das ferramentas em sala de aula pelos professores e avaliar sua percepção em relação ao uso e impacto na colaboração, criatividade e engajamento dos alunos e promover o engajamento dos alunos e com isso, impactar e melhorar o desempenho escolar dos alunos. Todo o processo de elaboração e prototipação foi detalhado seguindo diversas técnicas da disciplina de Design.

Downloads

Publicado

2021-08-05