Iniciação à pesquisa no ensino médio: um ensaio sobre os itinerários formativos integrados

Éder Belém Guedes; Carolina Buso Dornfeld

Resumo

O presente trabalho consiste em um ensaio sobre a implementação de um itinerário formativo integrado que poderá compor, juntamente à Base Comum, o Ensino Médio nas suas novas configurações, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se da articulação entre as áreas do conhecimento (Linguagem e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias), empreendida em uma disciplina integradora, componente da matriz curricular das escolas de uma rede mantida por uma organização não governamental. O ensaio pautou-se na observação do cumprimento de um checklist, elaborado a partir de uma competência específica de cada área do conhecimento, referenciadas na BNCC e selecionadas de acordo com os objetivos da disciplina. Com foco qualitativo de análise, observou-se as possibilidades compreendidas nessa construção, por meio do desenvolvimento de trabalhos de pesquisa com os estudantes compostos por três etapas durante o ano letivo. Cada uma dessas etapas contou com o desdobramento flexível das competências selecionadas, de modo a verificar a sua apropriação pelos estudantes. Os resultados observados foram promissores, em especial quanto ao alcance de habilidades inseparáveis da construção da cidadania. Deste modo, enquanto os alunos se aproximavam de asserções e realidades além do âmbito escolar, ficava evidente a eles o sentido de muitos conceitos estudados na escola, o que demonstra uma oportunidade a ser explorada em qualquer tempo e em qualquer área do conhecimento.

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Publicado

2021-08-05