Transtorno do espectro autista: conceito, definição e implicações no desenvolvimento
Monique Gennari Amadeu; Laura Borges
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento com manifestações que impactam nas capacidades e habilidades de cada indivíduo de forma particular, gerando necessidades adaptativas específicas em cada caso. Nas últimas décadas, verifica-se aumento no número de diagnósticos de crianças e jovens com o transtorno, assim como, nas matrículas destes no ensino comum. Contudo, devido à amplitude do espectro e suas manifestações, muitas dúvidas e incertezas permeiam a rotina dos educadores e familiares a respeito das possibilidades de desenvolvimento e intervenção para com as crianças com autismo. Estes fatores acabam dificultando a compreensão e o entendimento do transtorno e, consequentemente, a escolha dos métodos de intervenção. Assim, buscou-se aqui reunir informações que auxiliem na identificação e entendimento das características do TEA, a fim de auxiliar profissionais e familiares a conhecerem, compreenderem e a lidarem com este público. A partir de revisão bibliográfica, este estudo reúne e apresenta as áreas do desenvolvimento mais impactadas pelo transtorno, relacionando às implicações na aprendizagem. Conclui-se que a compreensão das particularidades do TEA não deve ser restrita a profissionais da saúde, sendo essencial que educadores, familiares e todos aqueles que convivem com a criança com autismo possuam entendimento suficiente sobre o transtorno e suas implicações. Assim, além de estarem mais aptos para buscar serviços e atendimentos, possibilita-se que as intervenções cotidianas com a criança sejam mais assertivas, proporcionando melhores condições adaptativas sociais e educacionais a mesma, e mais qualidade de vida aos envolvidos.