Resolução de problemas no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Santana de Jesus Miranda Melo; Rogério José Schuck
Resumo
O presente trabalho relata uma das atividades investigativas fruto de uma dissertação de Mestrado. A pesquisa foi cunho qualitativo desenvolvida com alunos da Educação de Jovens e Adultos, primeiro segmento, de uma escola pública no município de Macapá- AP. Participaram da pesquisa professor e quatro alunos. A fundamentação teórica se sustentou nas teorias de Polya (1995), Dante (2009), Onuchic e Allevato (2011). O objetivo figurou em investigar como os alunos da Educação de Jovens e Adultos se apropriam da Resolução de Problemas como metodologia de ensino para resolverem atividades matemáticas. Os instrumentos para a coleta dos dados foram atividades matemáticas. Os resultados apontam que a metodologia Resolução de Problemas pôde ser percebida no decorrer das atividades realizadas pelos discentes como leitura dos problemas, compreensão das questões.