Curso de astronomia básica por meio de um ambiente virtual de aprendizagem e educação a distância: um relato de experiência docente
Erisnaldo Francisco Reis; José Augusto Reis Campos dos Santos; Júlio César Rodrigues da Silva
Resumo
O objetivo deste relato é apontar contribuições da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle para ensinar Astronomia Básica. O trabalho de pesquisa envolveu alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Rubim/MG que foi realizado entre os dias 14/09/2020 e 29/09/2020 em um total de 10 horas-aulas. Faz-se o relato de como se elaborou o ambiente virtual de aprendizagem, quais foram as atividades e as percepções dos estudantes participantes acerca das mesmas. Os resultados apontam que o AVA na plataforma Moodle, possibilitou que os estudantes tivessem uma experiência inovadora na educação, onde foram dinamizados e colocados mais atrativos os processos de ensino e de aprendizagem. Por fim, destaca-se que toda a prática pedagógica desenvolvida serviu para compreender e incentivar o interesse dos alunos pela Astronomia e Ciências afins de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades que possibilitaram a criatividade e interação.