O conhecimento do professor de matemática sobre discalculia

Rafaela Medeiros da Silva; Pedro Lucio Barboza

Resumo

Neste estudo, realizamos uma reflexão sobre a discalculia, reconhecendo como um fenômeno a ser enfrentado na sala de aula pelo professor de matemática e pelo poder público. Não adentramos nas distinções presentes na literatura a respeito dos termos:
dificuldades, distúrbios, transtornos ou problemas de aprendizagem? O objetivo da pesquisa é analisar o conhecimento do professor de matemática sobre a discalculia. Adotamos uma abordagem qualitativa e para obtenção dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro professores de matemática de duas escolas públicas. Os professores participantes da pesquisa apresentam pouco conhecimento sobre discalculia, o que dificulta a intervenção pedagógica na sala de aula. Os cursos de licenciatura em matemática e o poder público, em suas respectivas instâncias, precisam inserir a temática discalculia na formação dos professores, considerando que a dificuldade de aprendizagem por conta da discalculia alcança um número expressivo de alunos.

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Publicado

2021-08-05