Jogos, entretenimento e educação: possibilidades de integração
Guilherme Lima da Rosa Moreira; Graziela Frainer Knoll
Resumo
Desde a presença das tecnologias digitais na educação, têm sido utilizados jogos educacionais e demais ferramentas disponíveis para dinamizar as práticas pedagógicas. Ensinar e aprender com diferentes tipos de tecnologias acrescenta possibilidades e, do ponto de vista do estudante, pode ser motivador. Atualmente, encontramos muitos jogos educativos disponíveis e cabe ao professor selecionar o que julgar mais adequado. Entretanto, muitas vezes, as tentativas de uso de jogos sérios na sala de aula fracassam na motivação e no engajamento dos estudantes. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir sobre o uso dos jogos de entretenimento em contextos educacionais, a fim de suprir dificuldades no momento contemporêneo de distanciamento social, enfatizado pela pandemia de COVID-19, por meio de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Os jogos podem ser um dos agentes transformadores da educação e motivar diversas interações entre estudantes, especialmente no contexto atual, mas isso depende da maneira como são utilizados.