Se os pobres se unirem com a igreja poderão conseguir seus direitos: por dentro da disciplina OSPB contestando a ditadura militar no Brasil.
Davison Hugo Rocha Alves
Resumo
O presente artigo pretende debater a historicidade da disciplina escolar Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Usaremos como fonte documental os arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI) no período compreendido entre o ano de 1979 ao ano de 1988, ele é conhecido como transição democrática pela historiografia brasileira. O aporte teórico-metodológico encontra-se alicerçado dentro da História Social Inglesa a partir do diálogo com E.P Thompson (1981), com a história das disciplinas escolares Santos (1990), Galvão & Sousa Júnior (2005) e André Chervel (1990). Percebemos analisando a documentação que há uma mudança de orientação educacional sobre a disciplina OSPB, pois, no período de transição democrática foram feitas críticas a ditadura militar e sua política educacional. Foi o espaço de introdução de novos sujeitos, novos temas e novas perspectivas para o campo educacional brasileiro.