Desenvolvimento e aplicação de um curso de formação em ferramentas Google para professores do Ensino Fundamental I

Priscila Ligabó Murarolli; Maria das Graças Silva Ribeiro

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada dia mais presentes no cotidiano da sala de aula, principalmente neste momento de pandemia da COVID-19. É preciso que os professores se preparem para este cenário e outros que surgiram, assim é fundamental que eles se capacitem em tecnologias, em especial nas ferramentas que o Google oferece gratuitamente a todos. O objetivo deste artigo é relatar a experiência que ocorreu durante um curso de formação de ferramentas do Google, a professores do ensino fundamental I da rede municipal da cidade de Santa Cruz das Palmeiras/SP. A metodologia adotada foi a interrogação direta com professores, coordenadores e diretores com a proposta de definir quais ferramentas seriam importantes para o curso de formação de tecnologias para os professores. Em seguida foram confeccionadas apostilas e atividades para serem utilizadas como material de apoio no curso de formação das ferramentas do Google. Como resultado observou-se que a maioria dos professores não conheciam e não utilizavam as ferramentas abordadas durante o curso, que foram o Gmail, o Google Meet, o Google Drive e o Google Classroom. Ao final do curso obtevese um resultado positivo, pois muitos professores começaram a utilizar as ferramentas para construírem suas aulas que aconteciam de forma virtual, trazendo assim agilidade emelhorias para a qualidade dos materiais desenvolvidos.

Downloads

Publicado

2021-08-05