O lúdico no processo de ensino e aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental
Izana Garcia Biotto; Ingrid Lopes Soares
Resumo
O ensino fundamental de nove anos disposto na lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 foi elaborado com o objetivo de construir uma escola com mais qualidade para todos, fazendo as crianças terem a obrigatoriedade de ingressar no primeiro ano do ensino fundamental com seis anos. Mas para que esse início de escolarização antecipado ocorra, devemos compreender e respeitar o desenvolvimento individual de cada criança enfatizando a importância do elemento lúdico. Para que ele auxilie no processo de ensino e aprendizagem das crianças, vamos analisar brevemente como as políticas escolares são aplicadas nessa etapa, o currículo escolar, a formação dos professores, os processos de ensino aprendizagem das crianças e quais ferramentas seriam mais eficazes para a progressão individual dos alunos. A metodologia aplicada será a analise dos referenciais bibliográficos, discutindo a visão dos autores pesquisados, apontando a nossa crítica a respeito do tema abordado. O nosso artigo aponta a realidade desse novo início no Ensino Fundamental, indicando uma ruptura entre os estágios de aprendizagem infantil, mostrando que o processo lúdico não está sendo trabalhado com a devida importância, fazendo-se perder uma ferramenta natural que seria mais rapidamente absorvida pelas crianças. Pois acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem pode ser prazeroso e natural.