Filmes e vídeos educativos para as séries finais do Ensino Fundamental: uma análise dos livros didáticos de Ciências do PNLD 2017-2019
Roberta Rodrigues da Matta; Amanda Séllos Rodrigues; Marcelo Diniz Monteiro de Barros; Rosane Moreira Silva de Meirelles
Resumo
O livro didático ainda é considerado o principal recurso pedagógico utilizado em sala de aula no Brasil. Porém, as escolas buscam utilizar outros recursos, como os vídeos educativos e os filmes, sobretudo no ensino de Ciências, em que os conteúdos são atualizados com maior velocidade devido às inovações tecnológicas e científicas. No ensino de Ciências, diferentes estudos tem demonstrado a relevância em se trabalhar a disciplina com o uso de vídeos e filmes. O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento de filmes e vídeos educativos nos livros didáticos de ciências em 3 coleções utilizadas nas séries finais do Ensino Fundamental no Brasil. Através deste levantamento, observou-se que a maioria das sugestões audiovisuais estão presentes apenas no manual do professor, trazendo ao mesmo a responsabilidade em decidir utilizar ou não este recurso. Espera-se que a contribuição trazida no presente artigo auxilie na escolha dos livros didáticos mais adequados por parte dos professores, permitindo que a escolha seja realizada de forma crítica, reflexiva e consciente, além de auxiliar na discussão sobre o uso de recursos alternativos em sala de aula na formação inicial e continuada de professores.