Os temas radiação e radioatividade no currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro (RJ): apontamentos e intercessões com a BNCC e PCNS+
Tainã Andrade de Almeida; Telma Temoteo dos Santos
Resumo
Almejando fundamentar teoricamente um curso de formação continuada para professores da educação básica, na área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, o presente artigo apresenta os resultados do recorte de uma ação de investigação sobre os temas radiação e radioatividade. O caminho metodológico compreendeu o levantamento e análise documental (currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro e políticas nacionais para currículo da educação básica) e revisão narrativa de artigos que versam sobre as ações de preposição, implantação e avaliações de políticas curriculares. Os resultados indicam discrepâncias entre as orientações presentes nos documentos, ora com poucas indicações interdisciplinares, e ainda no caso da BNCC, cabendo a discentes e docentes a responsabilidade pelo ensino e aprendizagem em razão das escolhas que serão feitas. Portanto, emerge-se a necessidade de estratégias de discussões contextualizadas e interdisciplinares para a formação docente.