Os dilemas e desafios dos instrutores de educação física iniciantes no ensino superior militar

Tamara Aretta Mauerberg Teche de Farias

Resumo

Objetivou-se investigar os desafios enfrentados pelos Instrutores de Educação Física, formados em cursos civis, nos anos iniciais de docência no Ensino Superior Militar. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a estratégia empregada foi o estudo de casos, ancorado na análise de conteúdo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e discussões a luz do referencial teórico. Com base nesse estudo, constatou-se que são inúmeros os impasses vivenciados inicialmente pelos Instrutores de Educação Física na caserna, concentrados em sua grande maioria, no estranhamento da cultura militar e no choque de realidade. Observou-se, também, que inicialmente há limite de conhecimentos inerentes ao trabalho docente na instituição, dificuldades de abertura de um dispositivo para a prática de Educação Física e, ainda, o distanciamento entre o cadete/aluno e o instrutor/professor devido às barreiras das patentes, dentre outras desafios. Destaca-se a necessidade de ações sistematizadas para auxiliar os instrutores nesta jornada, tais como um programa de indução, para além do EAT, acompanhamento do trabalho docente, um espaço de formação, bem como a socialização profissional almejada nas discussões.

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Publicado

2021-08-05