Acessibilidade de crianças com deficiência nas escolas do município de Pirassununga

Tatiane Leticia da Silva; Roberta Granchi Dias Heinzl

Resumo

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) no ano de 2010 cerca de 24,6% equivalente a 45,6 milhões da população brasileira declarou algum grau de dificuldade seja na parte auditiva, física, visual, mental ou intelectual. Diante dos dados o artigo apresenta reflexões que mostram a necessidade de adaptação nas escolas públicas e privadas, para que haja inclusão a todo e qualquer portador de deficiência, enfatizando a deficiência motora e relatando como as crianças, jovens e adultos lidam com ela dentro e fora do âmbito escolar. Trazendo a evolução da história do portador de deficiência e as leis de inclusão como a LBI de 2015, a acessibilidade e mobiliário na NBR 9050 (ABNT) dentre outras leis descritas no artigo a fim de proporcionar uma inclusão e não inserção deste portador de deficiência nas escolas. O objetivo deste trabalho é questionar quais recursos da Tecnologia Assistiva a contar dos materiais utilizados em sala até recursos que auxiliam na mobilidade do educando facilitando e proporcionando uma aprendizagem significativa mesmo diante da sua dificuldade. Como método usado pode-se ressaltar a revisão bibliográfica e análise sobre os meios de acesso a crianças portadoras de deficiência física nas escola da cidade de Pirassununga, utilizando também averiguação destes sistemas e indagar como as leis são cumpridas dentro do âmbito escolar, quais recursos são utilizados e se tem apropriação de materiais específicos. Conseguimos observar que as leis em sua grande maioria são seguidas nas entre linhas.

Downloads

Publicado

2021-08-05