Saúde e educação: impactos da pandemia
Jade Carolina de Araujo; Camila S C A de Modena Herculian
Resumo
A pandemia provocada pelo vírus SARS-COV2, conhecido como Covid-19, trouxe alterações em diversos setores, incluindo-se a educação. Essa em um curto período passou por uma mudança, as aulas deixaram de ser ministradas de forma presencial e passaram a ser híbridas. Diante disso o objetivo do presente trabalho é abordar a identidade e métodos do Ensino Remoto Emergencial e as diferenças dos demais métodos de ensino; refletir sobre os desafios impostos a discentes e docentes durante o distanciamento social, o desenvolvimento socioemocional e como professores podem auxiliar o desempenho dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar esses objetivos a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, que abordou a identidade e métodos do Ensino Remoto Emergencial, sua eficácia, e as diferenças dos demais métodos de ensino. Foi realizada pesquisa de campo qualitativa elaborada pela autora e aplicada aos alunos da Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação, e entrevista com o psicólogo Damião Silva. Essas demonstraram os desafios dos estudantes frente a essa nova rotina, metodologia de ensino, desafios emocionais, desmotivação que são inerentes da situação que vivemos devido a pandemia. Essas devem ser pensadas com um olhar mais aguçado, afetuoso e se pensando sempre em como docentes podem auxiliar seus alunos, motivá-los através de afeto e com o uso de metodologias de ensino diferentes como, por exemplo, as metodologias ativas, através da qual pode-se trabalhar a inteligência emocional, ampliar o currículo educacional, o engajamento em sala de aula e desenvolver interações sociais qualitativas entre todos os envolvidos no processo educacional.