Literatura infantil em que e como a contação de histórias contribui para o desenvolvimento de crianças na educação infantil

Crislaine Aparecida Sanches Hellmeister; Emine Carla de Lima Baia

Resumo

A leitura não está somente atrelada a disciplina de língua portuguesa pois se desenvolvida dentro de um contexto ela transcende barreiras tornando-se multidisciplinar. A prática de ler ou contar histórias contribui em vários aspectos no processo de aprendizagem. Será ressaltada neste artigo a importância de contar histórias para crianças na educação infantil, e como essas histórias contribuem para o desenvolvimento integral da criança. É muito importante na formação da criança ouvir histórias, pois estimula o intelecto a imaginação, a capacidade de se expressar oralmente e corporalmente, incentiva a leitura, estimula o imaginário e ajuda na formulação de hipóteses, contribuindo assim para o desenvolvimento do seu potencial e de suas habilidades. Em que e como a contação de histórias contribui para o desenvolvimento das crianças na educação infantil, foi a pergunta formulada após um trabalho feito sobre “storytelling” que é a capacidade de contar histórias relevantes. Assim este estudo teve como ponto de partida uma pesquisa teórica e qualitativa com estudo de caso. Foi possível perceber o quanto as crianças interagem em uma contação de história. A história pode se repetir, mas basta um toque diferenciado, uma técnica nova, de um simples ao mais complexo cenário, e a história é sempre ouvida com muita atenção pelos pequenos. Mediante os dados levantados podemos concluir que a prática de contar histórias é imprescindível e indispensável, pois além de ser uma prática prazerosa, ajuda no processo de ensino-aprendizagem e amplia a visão de mundo das crianças.

Downloads

Publicado

2021-08-05