Guia do educador para o ensino de ciências da natureza a partir do desenho “irmão do Jorel - jardim da pesada” - episodio 15, 3ª temporada/Educator's guide to teaching natural sciences from the cartoon “irmão do Jorel - jardim da pesada” - episode 15, sea
Iasmin Santos Oliveira; Ingrid Mariana de Jesus Silva; Isadora Fernandes Sabino; Marina de Sousa Costa Freitas; Rosangela Rodrigues de Souza; Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo abordar o potencial educacional do desenho
animado "Irmão do Jorel" como uma estratégia pedagógica para promover o ensino.
Criada por Juliano Enrico e exibido desde 2014 pelo canal Cartoon Network, a série se
destaca por seu humor ácido, críticas sociais e personagens marcantes, que conquistaram
um público amplo e diverso. O foco deste trabalho está centrado no episódio intitulado
"Jardim da Pesada" da 3ª temporada. A partir deste episódio, procura-se incentivar o
ensino de ciências, discutindo uma alimentação saudável nas salas de aula. Em uma
perspectiva interdisciplinar, que combina cultura, educação e mídia, a pesquisa demonstra
como o desenho "Irmão do Jorel" não apenas diverte, mas também educa e promove
situações inovadoras em sala de aula, de uma forma crítica, inovadora e estimulante.